Detalhes do Documento

Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal

Autor(es): Inês, Helena ; Seabra, Filipa ; Pacheco, José A.

Data: 2021

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/11693

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Diversidades; Formação docente; Gestão curricular e pedagógica; Inclusão; Planos curriculares; Diversities; Teacher training; Curricular and pedagogical management; Inclusion; Curriculum plans


Descrição

O artigo foca a formação docente de 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, no âmbito da gestão curricular e pedagógica de diversidades, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. A nível nacional, foram analisados todos os planos de estudos dedicados à formação inicial e contínua de professores de 2º CEB. Os objetivos- i) caracterizar os planos de estudos de formação inicial e ii) conhecer a oferta de formação contínua, no âmbito da gestão de diversidades e, em específico, de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades- apelaram a uma metodologia de natureza qualitativa, sendo os dados, sujeitos a análise de conteúdo, recolhidos por pesquisa documental em planos de estudos de formação inicial e em planos de formação contínua. Os resultados destacam uma importância e preocupação crescentes com a gestão de diversidades, visível na inserção de conteúdos curriculares nos planos de formação inicial e contínua. No entanto, esse reconhecimento ainda não foi totalmente generalizado, pelo que consideramos que continuamos em tempos de consolidação.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados