Detalhes do Documento

Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede

Autor(es): Cardoso, Teresa Margarida Loureiro ; Pestana, Filomena ; Queirós, Paula ; Queirós, Luís

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/11915

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Tecnologias educacionais em rede; Formação de professores; Educação aberta; Recursos educacionais abertos; Wikipédia


Descrição

Em "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede", os autores portugueses Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Paula Queirós e Luís Queirós apresentam reflexões sobre os contributos e a relevância que as Tecnologias Educacionais em Rede (TER) assumem na atualidade, por via da crise pandêmica, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são, presentemente, uma realidade em todos os níveis de ensino e, mais concretamente, na formação de professores. Na primeira parte, as autoras e o autor dedicam-se à contextualização teórica, integrando os temas formação de professores e supervisão pedagógica; e direcionam a discussão para o contexto das TER, em particular os wikis, corporizado pelo MediaWiki, software que suporta todos os projetos da Wikimedia Foundation, destacando a Wikipédia e o seu potencial como ambiente virtual aberto de aprendizagem (AVAA). Na segunda parte, debatem a formação de professores, a partir dos aspetos "contexto" e "caracterização", apresentando os diversos enquadramentos da formação de professores, antes e durante a pandemia da COVID-19.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.