Author(s):
Pacheco, José Augusto ; Pestana, Tânia
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29106
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT
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info:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/116674/PT;
Subject(s): Globalização; Aprendizagem; Trabalho docente; Testes; Globalization; Learning; Teacher work; Test; Globalización; Aprendizaje; Trabajo docente; Pruebas
Description
Nos modelos de regulação transnacional e supranacional, as políticas de partilha de conhecimento definem não só processos de regulação cognitiva, em que a mudança se impõe pela via conceitual, mas também práticas de avaliação centradas nos testes, no quadro de uma avaliação externa das instituições, dos professores e dos alunos. Aceitando-se como válida a asserção de que as escolas, em geral, e a educação básica, em particular, são confrontadas com um modelo pós-burocrático de gestão, indutor de estandardização de resultados, o artigo contém uma análise, por um lado, de que modo as políticas educativas, moldadas pela globalização, reforçam uma abordagem centrada nos testes, e por outro, em que sentido essa mesma abordagem introduz alterações significativas na aprendizagem discente e no trabalho docente. Finalmente, conclui-se que a globalização interessa as políticas de educação na forma de políticas viajantes, definindo processos e práticas de avaliação que conduzem à performatividade das aprendizagens e à desqualificação docente.
Global policies on education reveal not only the regulation of cognitive processes, but also practical assessment focused on tests, not only to evaluate and adjust students’ learning, but also the proficiency of the teachers themselves. On accepting as valid the idea that schools and basic education are confronted with a model beyond the bureaucratic system, aiming the standardization of results, this article focuses on an analysis of educational policies shaped by the globalization, focusing on tests, and reflects in what sense this approach inserts significant changes in student learning and teaching. Finally, we concluded that globalization interferes with the education policy in terms of travelling policies, defining processes and assessment practices that lead to the learning’s standardization and teachers’ disqualification.
En los modelos de regulación transnacional y supranacional, las políticas para el intercambio de conocimiento no sólo definen los procesos de regulación cognitiva, cuando estos se imponen por la vía conceptual, sino también las prácticas de evaluación se centran en las pruebas, como parte de una evaluación externa de las instituciones, los profesores y los estudiantes. Aceptando como válida la afirmación de que las escuelas en general, y la educación básica, en particular, se enfrentan a un modelo de gestión post-burocrática, lo que induce la normalización de los resultados, este artículo ofrece un análisis, por una parte, de cómo las políticas educativas, son modeladas por la globalización, el fortalecimiento de un enfoque centrado en las pruebas, y por otra parte, en como este enfoque introduce cambios significativos en el aprendizaje de los alumnos y el trabajo docente. Por último, llegamos a la conclusión que la globalización interfiere en las políticas de educación como políticas cambiantes, procesos que conducen a prácticas de evaluación que llevan a la estandarización del aprendizaje y la inhabilitación de los docentes.
Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010.