Author(s): Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva ; Pacheco, José Augusto
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/30803
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Author(s): Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva ; Pacheco, José Augusto
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/30803
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2
O objetivo desta comunicação é o de apresentar alguns resultados preliminares de um estudo de investigação em curso, no âmbito do Mestrado de Desenvolvimento Curricular da Universidade do Minho, integrado no projeto de Avaliação Externa de Escolas - PTDC/CPE- CED/116674/2010 - financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). O modelo adotado tem como finalidade articular a dimensão externa com a dimensão interna da avaliação (Pacheco, Seabra, Morgado & van Hattum, 2014; Clímaco, 2010; CNE, 2012), aplicando-se a todas as escolas públicas do ensino não superior. Na análise do impacto e dos efeitos da avaliação externa é necessário determinar não só o tipo de estudos a realizar, bem como escolher as variáveis de estudo. Seguimos um estudo de eficácia e elegemos como variáveis fundamentais: i) educação pré-escolar privada em comparação com a educação pré-escolar pública; ii) modelos de avaliação externa utilizados pelas instituições; iii) documentos elaborados no âmbito da avaliação externa; iv) perspetivas dos educadores. O estudo é natureza qualitativa (Bogdan & Biklen, 1999), com a utilização da análise documental e do inquérito por entrevista, sendo os dados tratados através da análise de conteúdo (Ghiglione,1997). Os resultados preliminares indicam que a avaliação externa de escolas (AEE) tem impacto na educação pré-escolar sendo os efeitos distintos em função da instituição pública ou privada. Há modelos distintos de avaliação externa realizada por distintos organismos, sendo que na educação pré-escolar privada o processo é mais constante e mais formal, pois na educação pré-escolar pública obedece a um ciclo de quatro anos e a avaliação da educação pré-escolar dilui-se nos ensinos básico e secundário, a não ser nos resultados sociais, na articulação curricular, na participação dos pais e no envolvimento da comunidade. Também no privado os documentos de avaliação são mais completos, com dados mais sistemáticos e menos ocasionais. Em termos de avaliação externa, as perspetivas dos educadores evidenciam que, na escola pública, há a valorização profissional, com o reconhecimento do seu trabalho pelos professores de outros ciclos e níveis de ensino; na escola privada há o reconhecimento institucional, com incidência na prestação de serviços.
Apoio à Edição - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; O texto foi redigido no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010,financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia