Detalhes do Documento

Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior

Autor(es): Pacheco, José Augusto ; Sousa, Joana

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/47094

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Pedagogia; Ensino superior; Estudos curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualização; Pedagogy; Higher education; Curriculum studies; Reconceptualization; Post-reconceptualization


Descrição

A Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.

Higher education pedagogy is debated from the point of view of Curriculum Studies, based on a wide concept of pedagogy, which is an education theory and practice, on the conception of curriculum as a project that is linked to knowledge, and on the analysis of educational and curricular policies, especially the Bologna Process in the European Union. Similarly, it is considered that the curriculum development process is materialized on the pedagogic action which requires, according to the reconceptualization and post-reconceptualization curriculum theories, a complex and deliberative conversation.

info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados