Author(s):
Lopes, Inês Florindo ; Solé, Glória
Date: 2015
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/53030
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Peritagem; Avaliação; Obras de arte; Estética; Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
A experiência estética é vista como um processo cognitivo complexo, cuja natureza e os re-sultados dependem de conceitos e conhecimentos do observador. O objectivo, do tema, é tentar uniformizar concepções de identificação, pela criação de normas e critérios de peritagem (analisar, caracterizar) e avaliação (economia de mercado) de obras de arte. Qualquer experiência estética tem como primeira instância o prazer ou desprazer, não po-dendo ser plenamente compreendida sem o conhecimento, discussão e apresentação de conceitos relacionados com os estímulos e os aspectos cognitivos do processo de interpretação. As diferenças entre especialistas em arte e não especialistas está relacionada com os processos de conhecimento no alcance da compreensão das experiências estéticas de modo a serem desenvolvidas metodologi-camente, como um contributo na educação estética. A competência do perito e do avaliador vieram à tona nos últimos anos devido à ten-são questionada por vários especialistas e académicos, que lidam com obras de arte, nas mais va-riadas áreas, devido à ausência de uma metodologia unânime que seja sustentada em competên-cias, conhecimentos científicos e didácticos. Muitos conhecimentos operam sem esforço consciente e sem conhecimento tácito que sustente a experiência, e não são articulados dentro de uma meto-dologia credível. O perito e o avaliador deverão ser profissionais considerados com o mais alto nível de aquisição de competências e conhecimentos baseados na experiência e na investigação proces-sual através de uma metodologia de pesquisa fundamental na próxima fase de modernidade, que se irá diferenciar do passado. A questão da apreciação artística (análise, interpretação, conhecimento) nos domí-nios analítico/crítico e histórico/ cultural serão debatidas nas diversas formas de aprendizagens interdisciplinares, por diferentes profissionais e público, através de meios que permitam desenvolver um maior espírito crítico e capacidade de apreciação, investigação e valorização do património artís-tico evitando que a arte continue a ser considerada como um mero complemento de outras aprendi-zagens.
Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.
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