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“Irmãos de armas”: o CEP no cinema de propaganda da Primeira Guerra Mundial

Autor(es): Piçarra, Maria do Carmo

Data: 2018

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/55273

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Projeto/bolsa: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F93217%2F2013/PT;

Assunto(s): Primeira Guerra Mundial; Propaganda; Portugal; Cinema; World War One; Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Descrição

Embarques de tropas portuguesas, exercícios militares, a visita de Bernardino Machado à frente de batalha em Verdun e ao Reino Unido. No que se refere à participação na Primeira Guerra Mundial, resume-se a pouco mais do que isto o retrato dos “bravos soldados portugueses” no cinema. A exceção que confirma a regra é a do filme amador alemão, Afundamento do Augusto Castilho, que documenta como a brutalidade deste primeiro conflito mundial não obstou a que ainda fosse sendo observado um código de honra militar e a bravura exigida aos combatentes portugueses para suprir a falta de meios de combate.

We address the shipment of Portuguese troops, undertaking of military exercises, and the visits of Bernardino Machado to the Western Front (Verdun) and to the United Kingdom during the World War One. The cinematic portrait of the “brave Portuguese soldiers” is examined. An alternative view is that of the German amateur film, Afundamento do Augusto Castilho (The Sinking of the Augusto Castilho), which documents how the brutality of the First World War coexisted with a code of military honor and the bravery required from Portuguese fighting men to make up for their lack of modern weaponry.

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info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
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