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Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa

Author(s): Sousa, Joana Raquel Faria

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/55600

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Avaliação Externa das Escolas; Autoavaliação; Cooperação Interinstitucional; Ensino Superior; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A Avaliação Externa de Escolas (AEE) em Portugal surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, sendo implementada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), a partir de 2006. Os efeitos da AEE em Portugal são já visíveis e vários estudos nacionais apontam para a tendência de alterações ao nível curricular, pedagógico e organizacional na escola pública (Barreira, Bidarra & Vaz-Rebelo, 2016), nomeadamente nos processos de autoavaliação (Pacheco, 2016). É neste contexto que será apresentada a AEE na Europa e em Portugal, com incidência na questão da autoavaliação, de modo a compreender o contexto desta mudança estratégica ao nível da política educativa em Portugal e as suas necessidades. Com base nos resultados de pesquisas nacionais, apresenta-se uma proposta de acompanhamento e apoio das escolas ao processo de autoavaliação que visa a criação de sinergias interinstitucionais.

Este trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd) – projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. SFRH/BD/93389/2013

info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
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