Author(s):
Oliveira, Sidónio Manuel da Costa ; Ribeiro, António José Pacheco
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/72080
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Ensino público; Ensino vocacional da música; Ensino artístico especializado; Educação musical; Public education; Vocational teaching of music; Specialized artistic teaching; Music education; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
O presente artigo explora as diferentes músicas e pedagogias subjacentes ao currículo das escolas públicas de Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Neste sentido, pretende contribuir para o conhecimento da realidade musical do país, nomeadamente no que concerne às tipologias musicais, ou seja, aos géneros e estilos musicais praticados pelas escolas públicas de música, e, consequentemente, possibilitar a adoção de estratégias e medidas político-culturais que consolidem os projetos educativos das escolas intervenientes, reforçando a sua autonomia pedagógica e as insira, efetivamente, nas suas comunidades locais/regionais, mas também na educação global de todos os indivíduos.
This article explores the different musics and pedagogies underlying the curriculum of public schools of Specialized Artistic Teaching of Music in Portugal. In this sense, it intends to contribute to the knowledge of the musical reality of the country, namely in what concerns musical typologies, i.e., musical genres and styles practiced by public music schools, and, consequently, to enable the adoption of strategies and political-cultural measures that consolidate the educational projects of the intervening schools, reinforcing their pedagogical autonomy and inserting them, effectively, in their local/regional communities, but also in the global education of all individuals.
Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020