Autor(es):
Pacheco, José Augusto
Data: 2023
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/82563
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Projeto/bolsa:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PT;
Assunto(s): Currículo; Pós-pandemia; Transformação; Educação; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Ciências da Educação
Descrição
Qualquer análise do estado da educação apenas pode ser compreendida na diversidade de perspetivas assumidas por pessoas com responsabilidades distintas, em função do tempo, do espaço e dos projetos de educação e formação. Estas três últimas coordenadas definem aquilo a que se pode chamar currículo – essa permanente construção em torno do conhecimento – mais conhecido, na realidade portuguesa, por Desenvolvimento Curricular. A discussão teórico‑conceptual do currículo assume um carácter híbrido na sua relação com a didática geral, com a formação de educadores e professores e com áreas interdisciplinares da educação, em particular, e com as ciências sociais e humanas, em geral. Como área ou campo de conhecimento (Bourdieu, 2004), os Estudos Curriculares assumem uma discussão epistemológica em torno do conhecimento, destacando‑se os contributos da Administração, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia (Tyler, 1949; Young, 2010; Foucault, 2013; Pinar, 2007, 2013). Segundo Foucault (2013), o entendimento de um foco de experiência – entrando o currículo nessa asserção – está relacionado com formas de conhecimento, poder e subjetividade, ou seja, com conteúdos de projetos de educação e formação, com governamentalidades ou processos de gestão e com modos de subjetivação que conferem sentido à educação. Assim, neste texto, analisamos tempos de currículo marcados pela discussão teórico‑conceptual, numa revisão do estado da arte dos Estudos Curriculares e num percurso através de paradigmas e teorias curriculares, e analisamos, em Portugal, a arquitetura curricular para a educação básica através de uma leitura interpretativa à luz das políticas educativas e curriculares, sem descurar uma análise do currículo em tempos de pandemia e pós‑pandemia.