Document details

Para uma teoria curricular de formação de professores

Author(s): Pacheco, José Augusto

Date: 2022

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/85206

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Diálogos; Formação de professores; Currículo; Ensino Superior; Educação básica; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

No campo dos Estudos Curriculares (PINAR, 2006; PACHECO, 2014), que inclui tanto a teoria como a prática, entendia como práxis, o professor é um dos lugares comuns, identificados por Schwab (1970), a par do aluno, do contexto e do conhecimento. Assim, a formação inicial e continuada do professor é fundamentada em pressupostos que remetem para uma discussão epistemológica sobre a natureza do ser professor e dos seus saberes (TARDIF, 2002), bem como para processos, reportados a procedimentos de organização da formação – a que não são alheias as instituições de ensino superior (PACHECO, 2013) – e para práticas relacionadas com experiências individuais e coletivas, através das quais é forjada a subjetividade docente, isto é, a subjetivação pela qual um professor se revela na sua ação pedagógica de cuidar de si e dos outros, no dizer de Foucault (2013). Neste texto apresentamos contributos para a enunciação uma teoria curricular de formação de professores, partindo tanto dos avanços teóricos acontecidos nas últimas décadas, quanto do contexto da pandemia de Covid-19, sobretudo na formulação de um novo normal (PACHECO, 2021; OECD, 2019), que já estava em curso, em função do predominante imaginário sociotécnico (COULDRY;MEJIAS, 2019) ligado às tecnologias digitais. Trata-se, com efeito, de um instigante desafio que inclui discussões intercruzadas de especialistas, com perspetivas diferentes e inovadoras para a formação de professores. São desenvolvidos neste texto três pontos essenciais: da centralidade do professor aos problemas globais da profissão docente; teoria curricular de formação de professores; tecnologia e subjetividade docente.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents