Autor(es): Sousa, Joana Raquel Faria
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/92602
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ciências Sociais::Ciências da Educação; Educação de qualidade
Autor(es): Sousa, Joana Raquel Faria
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/92602
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ciências Sociais::Ciências da Educação; Educação de qualidade
[Excerto] Em educação, os discursos em torno da profissionalização docente e da autoavaliação escolar constituem pontos centrais de análise. Este capítulo atenta aos desafios da profissionalização docente nas perspetivas apresentadas por organizações transnacionais, e pretende explorar as tendências contemporâneas internacionais no panorama educacional mais amplo. O debate do impacto transnacional nas políticas locais é desde à muito tempo considerado valioso e, por isso, desenvolvido (Nye e Keohane, 1971), contudo carece de cada vez mais atenção por parte da sociedade (Steiner-Khamsi, 2006). Ball (2012) argumenta que as organizações e redes inscritas no novo capitalismo social e na política de educação têm grande influência nas políticas nacionais, intensificando as intenções de cada uma e estreitando dependências que provocam alterações nas relações entre os governos (Nye e Keohane, 1971).