Document details

Profissionalização docente e autoavaliação das escolas: Tendências das perspetivas contemporâneas internacionais

Author(s): Sousa, Joana Raquel Faria

Date: 2024

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/92602

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Ciências Sociais::Ciências da Educação; Educação de qualidade


Description

[Excerto] Em educação, os discursos em torno da profissionalização docente e da autoavaliação escolar constituem pontos centrais de análise. Este capítulo atenta aos desafios da profissionalização docente nas perspetivas apresentadas por organizações transnacionais, e pretende explorar as tendências contemporâneas internacionais no panorama educacional mais amplo. O debate do impacto transnacional nas políticas locais é desde à muito tempo considerado valioso e, por isso, desenvolvido (Nye e Keohane, 1971), contudo carece de cada vez mais atenção por parte da sociedade (Steiner-Khamsi, 2006). Ball (2012) argumenta que as organizações e redes inscritas no novo capitalismo social e na política de educação têm grande influência nas políticas nacionais, intensificando as intenções de cada uma e estreitando dependências que provocam alterações nas relações entre os governos (Nye e Keohane, 1971).

Document Type Book part
Language Spanish
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents