Author(s): Oliveira, Clara Costa ; Feio, Ana
Date: 2014
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/41830
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Formação académica; Prática clínica; Médicos; Portugal
Author(s): Oliveira, Clara Costa ; Feio, Ana
Date: 2014
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/41830
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Formação académica; Prática clínica; Médicos; Portugal
Neste artigo, dá-se a conhecer um estudo sobre o impacto da formação académica de médicos, em Portugal, no que se refere à prática clínica. A metodologia foi de tipo misto, com passagem de inquérito por questionário, semi-estruturado; na análise de resultados utilizou-se análise temática conteúdo e tratamento de dados básicos em SPSS. Os grupos temáticos criados para análise, tratamento e discussão de dados foram ‘Ciências básicas’, ‘Áreas clínicas’, ‘Especialidades’, ‘Saúde pública’, ‘Humanidades em Medicina’ e ‘Outras’; nelas se incluíram áreas/valências/disciplinas e unidades curriculares explicitadas pelos entrevistados. Os resultados apontam para áreas que claramente são consideradas menos importantes face às áreas clínicas (bem como da Medicina interna), nomeadamente as ‘Ciências básicas’. No que respeita a outras áreas, como a de ‘Humanidades em Medicina’, os resultados são contraditórios, dado surgir simultaneamente como uma das áreas com menor influência na prática clínica, bem como a área mais requisitada no que se refere à necessidade formativa. O número de questionários validados para o estudo (124) apenas permite cunhar este estudo de exploratório, pelo que os dados aqui mencionados deverão ser confrontados com outras pesquisas que se venham a realizar, neste âmbito.