Author(s):
Sérgio, Maria Cândida
Date: 2018
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/55803
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Tempo curricular; Política curricular; Currículo; Prática docente; Educação de Jovens e Adultos; Curricular time; curriculum policy; curriculum; teaching practice; youth and adult education
Description
No atual cenário de mudanças em que vivemos, as conceções sobre política curricular têm sido foco de debates pelas suas influências na educação e no currículo concretizado pelos professores nas escolas. Neste sentido, reconhecemos o relevante papel do professor na (re)organização do currículo, concretizado nas suas práticas no quotidiano do espaço e do tempo da sala de aula. No entanto, compreendemos que ao se tratar da organização do currículo para a Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, os estudos ainda são poucos e revelam que a EJA, no âmbito da política educativa, ainda se encontra numa situação de desfavorecimento enquanto Educação Básica. Neste estudo, o principal objetivo foi compreender as influências da política curricular na organização do tempo curricular e nas práticas docentes dos professores da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio. Para o desenvolvimento do nosso estudo, recorremos ao paradigma qualitativo de natureza interpretativo, tendo como contexto de análise empírica a sala de aula do módulo II A e do módulo III B da EJA no Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual da cidade do Recife/Pernambuco/Brasil. Como metodologia de recolha de dados, optámos pela entrevista em Focus Groups, pela entrevista individual, pela observação não participante de aulas e pela análise documental. Através da técnica de análise de conteúdo interpretamos os discursos dos estudantes, dos professores e das gestoras a respeito de suas conceções, perceções e vivências na organização do tempo curricular, do currículo e das práticas docentes. Os resultados revelaram que: (i) o tempo curricular é um elemento estruturador e orientador da organização das práticas docentes e das práticas gestoras, bem como um elemento fundamental no processo de formação dos estudantes da EJA no Ensino Médio; (ii) a política curricular exerce suas influências na organização do tempo curricular e do currículo através dos documentos normativos, orientadores e prescritivos do currículo; (III) o currículo reorganizado e remodelado pelos professores torna-se um currículo crítico, participativo e flexível, mais configurado como proposta para a EJA; (iv) a organização da prática docente pelos professores contempla conhecimentos e saberes que contribuem para a formação dos estudantes; (v) os documentos curriculares normativos e prescritivos são vistos e concebidos como documentos orientadores da organização do tempo, do currículo, da prática docente e da prática gestora.