Author(s): Afonso, Almerindo Janela
Date: 2024
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/90795
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Author(s): Afonso, Almerindo Janela
Date: 2024
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/90795
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
[Excerto] Ao longo da minha carreira académica, para além de muitas dissertações de mestrado, vários estágios de doutorado sanduíche e estágios científicos avançados de pós-doutoramento (pos-doc), orientei (ou coorientei em alguns casos) quase duas dezenas de teses de doutoramento em educação, mais de metade das quais de estudantes brasileiros/as, cujo percurso acompanhei desde a elaboração do projeto até à defesa e aprovação nas provas finais. Naturalmente que nem todas estas teses tiveram a mesma receção ou induziram o mesmo convencimento, diferenciando-se, entre outros aspetos, na forma, consistência e originalidade como foram desenhadas, desenvolvidas e defendidas. Em qualquer dos casos, nunca deixei de sentir (como justos ou injustos) os resultados da classificação final e respetiva menção (quando existia), e jamais fui indiferente a qualquer observação que (explícita ou implicitamente) me tenha sido destinada como orientador. No final, podiam assomar ressentimentos, mas, quase sempre, ficavam aprendizagens mútuas, (re)conhecimentos recíprocos e/ou parcerias para o futuro. [...]