Autor(es):
Luiz, Maria Cecília ; Martins, Fernanda
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/92604
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Agrupamento de escolas; Desconcentração educativa; Gestão democrática; Agrupación escolar; Desconcentración educativa; Gestión democrática; Grouping schools; Educational deconcentrating; Democratic management
Descrição
Este artigo objetiva analisar o processo de constituição de um agrupamento de escolas portuguesas, a partir do Decreto n.º 75/2008, de 22 de abril. O estudo de caso nos ajudou a identificar e refletir sobre desafios da administração escolar, a partir de uma medida imposta pela tutela, sem participação significativa dos atores escolares no processo, bem como compreender como as relações entre estabelecimentos e atores escolares ocorriam e, ainda ocorrem, depois da obrigatoriedade do Decreto. Entende-se que antes de fazer parte do agrupamento pesquisado, cada escola possuía uma dinâmica organizacional, mas depois da legislação foi obrigada a se reorganizar, muitas vezes, sem opção de manter sua própria identidade, tendo que enfrentar vários conflitos. Concluiu-se que, entre a agregação das escolas (constituição do agrupamento) e a sua integração em um projeto educativo comum (todas as escolas envolvidas com um único objetivo) existe uma distância a percorrer e, portanto, está longe de estar superada.