Author(s): Dourado, Luís ; Leite, Laurinda ; Morgado, Sofia
Date: 2024
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/92966
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Author(s): Dourado, Luís ; Leite, Laurinda ; Morgado, Sofia
Date: 2024
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/92966
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
[Excerto] Introdução A afirmação de que a educação é um direito de todos os cidadãos tornou-se um lugar comum, em parte devido ao fato de as metas de desenvolvimento sustentável (UN, 2015) reconhecerem esse direito. No entanto, a meta quatro realça o fato de, não só dever ser facultada educação a todos os cidadãos, mas de essa educação dever ser uma educação de qualidade articulada com o ambiente em que os alunos vivem (Alberts, 2022). Uma implicação da aceitação desta meta é que a educação em ciências, designadamente enquanto parte integrante do currículo oficial da escolaridade obrigatória, deve dar o seu contributo para que todos os cidadãos beneficiem de uma educação de qualidade sobre temas e problemas do âmbito das diversas ciências que sejam relevantes para eles.[...]