Document details

Integrando a contextualização e a resolução de problemas para educar em ciências para o futuro: o ensino orientado para a aprendizagem contextualizada das ciências através da resolução de problemas

Author(s): Dourado, Luís ; Leite, Laurinda ; Morgado, Sofia

Date: 2024

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/92966

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description

[Excerto] Introdução A afirmação de que a educação é um direito de todos os cidadãos tornou-se um lugar comum, em parte devido ao fato de as metas de desenvolvimento sustentável (UN, 2015) reconhecerem esse direito. No entanto, a meta quatro realça o fato de, não só dever ser facultada educação a todos os cidadãos, mas de essa educação dever ser uma educação de qualidade articulada com o ambiente em que os alunos vivem (Alberts, 2022). Uma implicação da aceitação desta meta é que a educação em ciências, designadamente enquanto parte integrante do currículo oficial da escolaridade obrigatória, deve dar o seu contributo para que todos os cidadãos beneficiem de uma educação de qualidade sobre temas e problemas do âmbito das diversas ciências que sejam relevantes para eles.[...]

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents