Document details

O cinema como espaço de ativismo mnemónico: uma análise da produção cinematográfica com financiamento público em Portugal

Author(s): Lins, Luiza ; Macedo, Isabel Moreira ; Cabecinhas, Rosa ; Brasil, Julia Alves ; Sá, Alberto

Date: 2024

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/93176

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Cinema; Ativismo mnemónico; Migrações; Memória social; Memória Coletiva; Discriminação; Racismo; Memory activism; Migrations; Social Memory; Collective memory; Discrimination; Racism; Films


Description

O ativismo mnemónico pode ser compreendido como um tipo de ativismo que visa promover maior diversidade de histórias na esfera pública, ao assumir que reflexões estratégicas sobre o passado e a memória são formas cruciais de transformar a sociedade. Essas reflexões podem acontecer nos mais diversos contextos, como manifestações nas ruas ou através dos meios de comunicação, a partir de histórias por muito tempo silenciadas, de pessoas e grupos sociais discriminados. Neste artigo, refletimos sobre como o cinema pode constituir um espaço de ativismo mnemónico ao representar narrativas de alteridade e lançar luz sobre questões sociais de grande importância, como as experiências migratórias que atualmente têm assumido uma posição de destaque nas produções audiovisuais. Para isso, realizamos uma análise exploratória da produção cinematográfica com financiamento público em Portugal, de 2018 a 2022, a fim de analisar suas principais temáticas. Foram recolhidas todas as sinopses de filmes e outras produções audiovisuais (359) publicadas neste período nos catálogos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e disponíveis online. Esse material textual foi analisado com auxílio do software Iramuteq. A análise indicou a ausência de termos como “racismo” ou “discriminação social” nas sinopses, mesmo em produções que abordavam essas questões ao retratarem experiências migratórias. Dentre os principais temas, destacam-se a (i) produção artística e artes em geral, (ii) vida quotidiana e relações interpessoais (e.g., família, amizade, amor) além da (iii) memória histórica e conflitos. Explorámos também, com mais detalhe, as curtas-metragens produzidas nesse período (120), o que permitiu a identificação de narrativas contra-hegemónicas, reforçando o papel que o cinema pode desempenhar no combate às amnésias societais.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
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