Autor(es): Correia, Isabel ; Sousa, Helena
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/93447
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): média; Serviço público de média; Políticas públicas; Proximidade; RTP
Autor(es): Correia, Isabel ; Sousa, Helena
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/93447
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): média; Serviço público de média; Políticas públicas; Proximidade; RTP
O serviço público de média em Portugal, tal como em toda a Europa, está a ser confrontado com uma transformação digital gigantesca. Perante a globalização e a digitalização dos média, os cidadãos, os públicos, têm acesso quase instantaneamente a tudo o que se passa no mundo, um excesso de informação que torna ainda mais relevante saber o que se passa na sua região, na sua cidade. Estamos perante um fator que se impõe: a proximidade. O objetivo do estudo Os Conteúdos de Proximidade no Serviço Público de Media em Portugal: Uma Análise da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) é aferir se terão sido desenvolvidas pelo Estado as adequadas políticas públicas e verificar se a empresa RTP, em particular na televisão, materializa, através da sua operação/atuação, essa “vocação de proximidade” e a “cobertura territorial adequada”. Este capítulo trata dos objetivos de impacto da referida tese em andamento, que parte de uma análise qualitativa de documentos e grelhas de produção, da observação participante e de entrevistas em profundidade.