Detalhes do Documento

Análise da percepção dos professores do ensino superior em angola em torno do ensino remoto

Autor(es): Teixeira, Manuel ; Ramos, Altina

Data: 2024

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/94061

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino remoto; Condições tecnológicas; Proficiência dos professores em TIC; Remote teaching; Technological conditions; Teacher proficiency in ICT


Descrição

No advento da pandémico da COVID-19, a área da educação foi uma das mais afetadas e os governos orientaram a retoma das aulas mediante o ensino remoto. A situação referida no parágrafo anterior incentivou-nos a desenvolver este estudo com o objetivo de conhecer e descrever as perceções dos professores do ensino superior em Angola, face ao que foi denominado ensino remoto de emergência, obrigatoriamente implementado na época. O estudo direciona-se na perspetiva de descrever as condições tecnológicas e a proficiência dos professores no ensino em regime remoto. A metodologia do estudo inscreve-se numa perspetiva qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário elaborado no Google Forms que abrangeu 67 participantes de catorze províncias de Angola, e dois registos de campo. A análise foi operacionalizada através de análise de conteúdo com apoio do NVivo. Os resultados do estudo indicaram que no ensino remoto de emergência em Angola houve muitas condicionantes, como a insuficiência da formação de professores para lecionar com as TIC, a falta de meios informáticos e de Internet, e optou-se muito mais pelo ensino remoto elementar, réplica do ensino presencial, e aulas em dias facultativos ao longo de uma semana. Este estudo pode eventualmente contribuir para o estado da arte em torno da melhoria das condições tecnológicas, e de formação dos professores, do ensino superior em Angola, nas temáticas sobre Tecnologia Educativa.

Tipo de Documento Comunicação em conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo