Autor(es):
Baptista, Geilsa C.S. ; Tracana, Rosa Branca ; Santos, Margarida ; Carvalho, Graça S.
Data: 2025
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/94954
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Saberes ambientais; Diálogo intercultural; Environmental knowledge; Intercultural dialogue; Saberes ambientales
Descrição
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa piloto que investigou como os saberes ambientais do meio rural de Portugal,especificamente os saberes dos pastores de ovelhas, podem enriquecer o ensino de ciências nas escolas. Os dados obtidos por meio de entrevista semiestruturada com uma pastora de ovelhas e observação participante das suas atividades com anotações em diário de campo foram submetidos à Análise Temática. Os resultados destacaram que os pastores de ovelhas possuem um conjunto interessante de saberes e práticas que se relacionam aos conteúdos da biologia e ecologia acerca desses animais. Esses conhecimentos podem ser integrados no diálogo intercultural ensino de ciências que tenha por propósito promover uma educação científica inclusiva, contextualizada e significativa.