Autor(es):
Viana, Isabel Carvalho ; Silva, Ana Maria Costa e ; Fernandes, Iva Maria Costa ; Fernandes, Patrícia Guiomar Sousa ; Ribeiro, Rita ; Cunha, Sílvia
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/95992
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Mediação; Produção do Conhecimento; Investigação-Ação
Descrição
Neste capítulo reflete-se sobre a complexa teia de relações que emergem da simbiose entre processos de mediação e a produção de conhecimento. A mediação é apresentada como um domínio de estudo composto por práticas de investigação e ações democratizadas eficazes. Debate-se que a mediação implica uma compreensão organizada das dinâmicas socioemocionais orientadas para o progresso social, a partir da análise local das situações problema que ali ocorrem. Aprender a relacionar-se consigo próprio e com os outros, a trabalhar em conjunto e de forma interdisciplinar, é um desafio atual complexo, numa sociedade amplamente tecnologizada, que exige compreender e desenvolver estratégias que melhor possibilitam melhorá-las. As interseções entre investigação e ação surgem como um vetor crítico da sua análise, perspetivadas por práticas de mediação sustentadas em casos e na análise crítica e criativa. Neste capítulo, também se defende que a formação de mediadores, fundamentada em investigação, deve possibilitar que desenvolvam, envolvendo-se, processos de análise e de reflexão crítica e criativa que alicercem as suas práticas mediadoras, através de uma dinâmica interativa e dialogante entre teoria e prática, enriquecendo-se mutuamente. Por último, valoriza-se uma abordagem interdisciplinar agregadora da teoria e da prática, sustentada na força do diálogo contínuo e sistemático entre investigação e ação em mediação.