Autor(es):
Flores, Maria Assunção ; Fernandes, Eva Lopes ; Vilaça, Teresa ; Parente, Maria Cristina Cristo ; Cunha, Adriana João Carvalho Machado
Data: 2023
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/96225
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Estágio; Formação de professores; Estágio online; Practicum; Teacher education; Online teaching; Prácticas; Formación de profesores; Enseñanza en línea
Descrição
Durante a pandemia da COVID-19, as experiências de estágio foram reduzidas e, em muitos contextos, foram concretizadas em ambientes online. Neste artigo apresentam-se alguns resultados do projeto internacional PRAC3 que explora recursos de ensino para o estágio online numa lógica de complementaridade do estágio presencial. Os dados foram recolhidos junto de alunos futuros professores (n=70) e de professores cooperantes/mentores (n=39) portugueses. Os principais resultados apontam, globalmente, para um alinhamento entre as perspetivas dos alunos futuros professores e dos professores cooperantes/mentores, destacando-se uma abordagem prática com enfoque nos alunos e na sua aprendizagem com recurso a metodologias ativas. Os mentores veem-se sobretudo com um papel de “parceiros” e as TIC são altamente valorizadas, quer pelos alunos futuros professores, quer pelos professores cooperantes/mentores.