Document details

Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19 um estudo com alunos do Ensino Superior

Author(s): Flores, Maria Assunção ; Veiga Simão, A. M. ; Barros, A. ; Flores, P. ; Pereira, D. ; Fernandes, E. ; Ferreira, P. ; Costa, L.

Date: 2021

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/98442

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): COVID-19; Ensino Superior; Ensino e aprendizagem à distância; Avaliação das aprendizagens


Description

A pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças e efeitos sem precedentes nas instituições educativas. Também no ensino superior se assistiu a um processo rápido de transição do ensino presencial para o ensino remoto. Este estudo teve como objetivo conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior sobre o ensino e a aprendizagem à distância durante o 2º semestre de 2019/2020 (n = 2718). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário realizado online junto dos estudantes e divulgado através das suas associações. Embora se tenham identificado aspetos positivos, as perceções dos participantes apontam para uma visão mais negativa do que positiva que surge associada a distintas respostas institucionais, mas também a processos de adaptação individuais. Os resultados deste estudo sugerem também uma menor participação dos estudantes em processos de auto e heteroavaliação e a preferência pelo ensino misto num cenário futuro.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents