Document details

A descentralização pedagógica em uma ação educomunicativa guiada pela sequência Fedathi

Author(s): Ponte Filho, Marcus Henrique Linhares ; Borges Neto, Hermínio

Date: 2020

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educommunication; Pedagogical decentralization; Teachers; Fedathi sequence; Educomunicação; Descentralização pedagógica; Professores; Sequência Fedathi


Description

Este artigo analisa o que docentes de uma escola municipal de (CE) pensam a respeito da “descentralização pedagógica” a partir de suas próprias rotinas profissionais. O ensaio é fruto de uma atividade de extensão realizada no período de agosto de 2019 a outubro de 2019 que ofereceu uma formação pedagógica educomunicativa, tendo como suporte metodológico a sequência Fedathi, uma metodologia de ensino que busca estimular o raciocínio científico nas práticas pedagógicas por meio do aprimoramento da ação docente. Pôde-se constatar que os educadores interpretaram a ideia de democratizar a prática docente como algo quase inaplicável, e que o conceito de “descentralização pedagógica” era quase sempre atrelado à perda de autoridade em sala de aula.

This article analyzes what teachers from a school of the public network of Fortaleza, state of Ceará, think about “pedagogical decentralization”, based on their own professional routines. The essay is the result of an extension activity conducted from August 2019 to October 2019 that offered a pedagogic educative communication training, using the Fedathi Sequence as methodological support (a teaching methodology that seeks to stimulate scientific reasoning in pedagogical practices by improving teaching action). It could be seen that educators interpreted the idea of democratizing teaching practice as something almost inapplicable, and that the concept of “pedagogical decentralization” was almost always linked to the loss of authority in the classroom.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents