Autor(es):
Vieira, Helena ; Gonçalves, Daniela
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/43149
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão curricular; Projetos interdisciplinares; Inovação pedagógica
Descrição
O exercício de refletir sobre as diferentes etapas da intervenção educativa (observação, planificação, ação, avaliação, divulgação, comunicação) de natureza curricular, desde a conceção do currículo até à avaliação, passando pelo seu desenvolvimento, faz realçar a importância decisiva do papel do professor enquanto agente de inovações e mudanças que contribuem para um processo de aprendizagem significativo. Torna se, portanto, evidente que a gestão curricular pressupõe uma atividade dinâmica e contínua, implicando o sistemático desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Ao mesmo tempo, a gestão curricular significa o envolvimento do professor em processos de investigação colaborativa com os colegas, tendo subjacente a cooperação facilitadora dos órgãos de gestão pedagógica.