Detalhes do Documento

As fake news e o conhecimento linguístico – um contributo para uma reflexão sobre uma perspectiva didática

Autor(es): Teixeira, Madalena ; Oliveira, Lucas Sávio ; Simões, Ana Raquel

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/43431

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Fake news; Gramática e escrita; Classes de palavras; Formação de professores


Descrição

A pandemia da covid-19 alterou significativamente as estruturas de funcionamento das sociedades. Como uma das muitas transformações, assistiu-se a um aumento da produção e da disseminação de fake news (FN), sobretudo relacionadas com o surgimento e propagação da doença. Neste contexto, o Outro, por sua vez, tornou-se protagonista do papel de agente responsável pelos efeitos negativos associados a este cenário pandémico – panorama em que a linguagem desempenhou importante função, já que os processos de alterização (otherization) e de estereotipização se revelam através da execução dos seus mecanismos. Assim, considerando o impacto deste cenário na educação, este trabalho visa contribuir para uma reflexão sobre um ensino articulado entre a gramática e a escrita, a partir da análise de duas FN – recolhidas em abril de 2020 – que relacionam as consequências da covid-19 com grupos minoritários, e que integram o projeto europeu CoMMiTTEd (2021). Essencialmente, pretendeu-se verificar o uso de algumas classes de palavras na construção dos discursos presentes nas FN. Os resultados analisados revelam que o uso de nomes, verbos e adjetivos evidenciam a busca de credibilidade das FN e de impacto no leitor, facilitando o processo de assimilação por parte deste, o que parece, assim, justificar a necessidade de uma didática articuladora da gramática e da escrita.

The covid-19 pandemic has significantly changed the way societies function. As one of the many transformations, there was an increase in the production and dissemination of fake news (FN), especially related to the emergence and spread of the disease. In this context, the Other, in turn, became the protagonist of the role of agent responsible for the negative effects associated with this pandemic scenario - a panorama in which language played an important role, since the processes of otherization and stereotyping are revealed through the execution of its mechanisms. Thus, considering the impact of this scenario on education, this work aims to contribute to a reflection on an articulated teaching between grammar and writing, based on the analysis of two FN - collected in April 2020 - that relate the consequences of covid-19 with minority groups, and which are part of the European project CoMMiTTEd (2021). Essentially, it was intended to verify the use of some word classes in the construction of the discourses present in the FN. The results analyzed reveal that the use of nouns, verbs and adjectives shows the search for credibility of the FN and impact on the reader, facilitating the process of assimilation by the reader, which seems to justify the need for a didactic articulating grammar and writing.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.