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Educação para a saúde : diagnóstico das necessidades de formação dos enfermeiros da Sub-Região de Saúde de Vila Real

Autor(es): Carvalho, Amâncio António de Sousa ; Carvalho, Graça Simões de

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/100126

Origem: Repositório Institucional da UNL


Descrição

RESUMO - Pretendeu-se com o presente estudo caracterizar as práticas de promoção e educação para a saúde (EpS) dos enfermeiros da Sub-Região de Saúde de Vila Real (SRSVR), bem como conhecer o tipo de formação adquirida nesta área com vista a identificar as necessidades específicas de formação. Desenvolveu-se um estudo de carácter transversal e retrospectivo, tendo-se conjugado a informação generalizada e quantitativa obtida através de questionários com a informação aprofundada e interpretativa obtida através de entrevistas. Do universo de 211 enfermeiros, 156 (72%) responderam ao questionário. A maior percentagem de respondentes (44,1%) enquadra-se no tipo de conceito participativo, embora os conceitos das entrevistadas tenham um carácter muito normativo e centrado na transmissão de informação. No que diz respeito ao tipo de conceito de EpS, não se observaram diferenças estatisticamente significativas entre os enfermeiros que têm formação em EpS e os que a não têm. Grande parte da amostra refere realizar actividades de EpS «muitas vezes» (38,8%) a título individual, mas, por outro lado, considera que a equipa de enfermagem realiza essas actividades apenas «às vezes» (43,4%). A saúde do idoso é o tipo de actividade mais referido pelos questionados. O grupo que tem formação em EpS realiza actividades de EpS com muito mais frequência do que o grupo que não tem essa formação (diferenças estatísticas muito significativas, p = 0,007). A quase totalidade dos respondentes refere sentir necessidade de mais formação em EpS. São os que têm mais formação os que também dizem sentir mais necessidade de mais formação. Os resultados mostram existir um desfasamento entre a oferta de formação em EpS e as necessidades sentidas pelos enfermeiros. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de uma formação contínua dos enfermeiros em EpS. Esta formação deverá incluir dois módulos, um de cariz mais teórico, abordando os conceitos e modelos de promoção e educação para a saúde, bem como o planeamento e desenvolvimento de actividades de EpS, e outro de cariz prático, visando a realização de trabalhos de grupo no âmbito do diagnóstico de situação e do planeamento de actividades de educação para a saúde.

ABSTRACT - The aim of the present study is to characterise the health promotion and health education (HPE) practices of the nurses of Vila Real Health Sub-Region (Sub-Região de Saúde de Vila Real, SRSVR) as well as to know the type of training they acquired in this area in order to identify their specific training needs. A cross-sectional and retrospective study was carried out, and the generalised and quantitative information collected from questionnaires was conjugated with deep and interpretative information obtained from interviews. Of the universe of 211 nurses, 156 (72%) answered to the questionnaire. The greatest percentage of respondents (44.1%) fall in the participative concept, however the concepts shown by the interviewees are rather normative and centred in the transmission of information. Regarding the type of HPE concept, no statistically significant differences were found between nurses that have HPE training and those that do not have this type of training. The great majority of nurses say that they do HPE «many times» (38.8%) at individual level, whereas they consider that the nurse team does it only «sometimes» (43.4%). The «old person health» is the type of activity mostly referred by the inquired nurses (55.9%). The group that had training in HPE also carries out HPE activities more often than the group that did not have that training (statistic differences very significant, p = 0.007). Most of the respondents feel the need for more HPE training. Those that have got more training are also the ones that refer the need for more. The results show that there is a gap between the HPE offer and the need felt by nurses. The results suggest a need for nurses’ continuous HPE training. It should include two modules: one, more theoretical, on HPE concepts and models as well as on planning and developing activities in HPE; the other one, more practical, should include workgroup activities on the analysis of the situation and the planning of activities on health promotion and health education.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) RUN
Licença CC
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