Document details

Película, tecido e tela

Author(s): Cucinotta, Caterina

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/148300

Origin: Repositório Institucional da UNL

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04209%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04209%2F2020/PT;

Subject(s): Materiality; Film studies; Fashion studies; Manufact; Material aesthetic


Description

UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020

Este artigo destaca as semelhanças entre cinema e moda através do conceito de “materialidade”. Após o materiality turn nas ciências sociais e humanas, nos últimos anos as investigações intensificaram-se também nos film studies e media studies. Na sua intersecção com os fashion studies, a materialidade cinematográfica adquire aspectos altamente sugestivos ainda não explorados do ponto de vista das afinidades entre os dois campos. Se a moda existe essencialmente através do tecido e das suas tramas, o cinema existe através do filme projetado sobre uma tela, que também é tecido. Além disso, nos seus primórdios, o cinema era frequentemente associado ao conceito de “manufacto” e a sua construção material era confiada a mulheres que tinham tido experiência em ateliers de moda. Ambos produtos da modernidade, cinema e moda mantêm uma superfície exteriormente feminina baseada na techné. Ao criar um percurso teórico e conceptual, o artigo quer evidenciar a forma como a estética dos materiais (Cucinotta, 2018) no cinema é também construída através de conceitos extrapolados do mundo da moda. Ao apresentar uma análise crítica e estética desta união, queremos reconectar-nos a um espaço conceptual em que as ondas do tecido criam o movimento das imagens na tela e a própria pelicula se torna tecido sobre o qual criar linhas narrativas.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Instituto de História Contemporânea (IHC); RUN
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