Author(s):
Cucinotta, Caterina
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/148300
Origin: Repositório Institucional da UNL
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04209%2F2020/PT;
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04209%2F2020/PT;
Subject(s): Materiality; Film studies; Fashion studies; Manufact; Material aesthetic
Description
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
Este artigo destaca as semelhanças entre cinema e moda através do conceito de “materialidade”. Após o materiality turn nas ciências sociais e humanas, nos últimos anos as investigações intensificaram-se também nos film studies e media studies. Na sua intersecção com os fashion studies, a materialidade cinematográfica adquire aspectos altamente sugestivos ainda não explorados do ponto de vista das afinidades entre os dois campos. Se a moda existe essencialmente através do tecido e das suas tramas, o cinema existe através do filme projetado sobre uma tela, que também é tecido. Além disso, nos seus primórdios, o cinema era frequentemente associado ao conceito de “manufacto” e a sua construção material era confiada a mulheres que tinham tido experiência em ateliers de moda. Ambos produtos da modernidade, cinema e moda mantêm uma superfície exteriormente feminina baseada na techné. Ao criar um percurso teórico e conceptual, o artigo quer evidenciar a forma como a estética dos materiais (Cucinotta, 2018) no cinema é também construída através de conceitos extrapolados do mundo da moda. Ao apresentar uma análise crítica e estética desta união, queremos reconectar-nos a um espaço conceptual em que as ondas do tecido criam o movimento das imagens na tela e a própria pelicula se torna tecido sobre o qual criar linhas narrativas.