Detalhes do Documento

Equilíbrios e desequilíbrios no Montado Filme em animação sobre o declínio do sobreiro em Portugal

Autor(es): Graça, Marina Estela ; Correia, Gisela ; Coelho, Ana Cristina

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/13969

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Filme de animação; Declínio do sobreiro; Formação em Imagem Animada; Literacia científica; Phytophthora cinnamomi


Descrição

Em 2016, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, iniciou-se um projeto para a realização de um filme de animação (https://youtu.be/XDNKewRGNJs) com o objetivo de comunicar o declínio do sobreiro em Portugal.. O declínio do sobreiro caracteriza-se por uma deterioração progressiva dos sistemas florestais e agro-florestais (Montado) de sobreiro e azinheira, predominantes no sul da Península Ibérica, na Europa. Este fenómeno provoca, anualmente, a morte de milhares de árvores e tem consequências económicas (comercialização da cortiça), geográficas (erosão dos solos e desertificação), sociais (fixação das populações; emigração) e ecológicas (níveis de biodiversidade da flora e da fauna). A caracterização do declínio do sobreiro é multifacetada, destacando-se as alterações climáticas, a gestão da floresta ou montado e os stresses biológicos e abióticos como fatores reconhecidamente envolvidos. O filme de animação aborda um tipo de stresse biótico, muito estudado, ou seja, a infeção dos sobreiros pelo agente patogénico Phytophthora cinnamomi, um oomiceta filamentoso, presente nas raízes de plantas hospedeiras infetadas e no solo circundante. Uma vez que o filme foi produzido em contexto de formação académica em Imagem Animada, da Universidade do Algarve, este documento visa enquadrar o seu processo de realização com técnicas de animação, enquanto conteúdo de divulgação de ciência e de construção de literacia científica. Assim sendo, apresenta-se a análise do filme, dividido em três partes, associando-lhe os recursos metodológicos e logísticos usados, a interpretação científica e função comunicativa do conteúdo das imagens. Aborda-se, ainda, a relevância do projeto na formação de profissionais em Imagem Animada e a utilidade do filme como material didático promotor de literacia científica.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) Sapientia; Schimiguel, Juliano; Frenedozo, Rita de Cássia; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.