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Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve

Autor(es): Baptista, Ana Catarina ; Rodrigues, Susana ; Hilário, Ana ; Silva, Andreia ; Leal, Verónica

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/14803

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Insucesso escolar; Leitura; Professores


Descrição

A leitura e a escrita são consideradas ferramentas básicas e cruciais para a aprendizagem escolar. Os professores devem ter conhecimento das componentes da leitura, da estrutura da linguagem, das dificuldades de aprendizagem e de práticas efetivas de avaliação e de intervenção pedagógicas de crianças em risco de insucesso escolar. Com este estudo pretende-se conhecer a perceção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da região do Algarve sobre as crianças com dificuldades de leitura e escrita. Foi construído um questionário difundido via correio eletrónico aos professores do 1º CEB da região do Algarve, tendo-se obtido 46 respostas. Apenas 13% dos professores que responderam a este estudo, refere que tem formação específica na área das dificuldades de leitura e escrita. É também referido o 2º ano de escolaridade como aquele que se verifica mais insucesso escolar, o qual os professores associam às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Sapientia
Licença CC
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