Detalhes do Documento

Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem

Autor(es): Adelaide de Matos, Filomena ; Costa, Emília Isabel

Data: 2020

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/16749

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Ensino à distância; Ensino-aprendizagem; Relação interpessoal; Enfermagem


Descrição

A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Sapientia
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados