Document details

Aprender com os conhecimentos e as experiências das crianças

Author(s): Coelho, Adriana ; Paretskaya, Anna ; Tavares, Andreia ; Monho, Andreia ; Lucas, Cássia ; Fernandes, Catarina ; Palma, Inês ; Gomes, Mafalda ; Arvela, Margarida ; Pereira, Margarida ; Neves, Mariana ; Rosário, Marta ; Brito, Nadine ; Rocha, Rute ; Costa, Sara ; Pereira, Vera

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/27885

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Educação das ciências; Biologia; Educação infantil


Description

Certa vez, perguntei a uma criança: "Qual é a forma da Terra?" Ela respondeu: "Na sala de aula, por causa da professora, digo que a Terra é redonda. Mas quando vou de viagem, o carro nunca faz uma curva para cima e para baixo!" Este aparente paradoxo foi o ponto de partida para a elaboração deste livro, intitulado «Aprender com os conhecimentos e as experiências das crianças». A resposta espontânea da criança revela uma realidade com a qual nos deparamos frequentemente: a convivência simultânea de duas conceções distintas no pensamento infantil — uma de natureza escolarizada e outra de base experiencial. A conceção escolarizada surge do que é ensinado formalmente na escola — o conhecimento “correto” do ponto de vista científico-escolar. Já a conceção experiencial está enraizada nas observações e vivências do quotidiano. Assim, uma criança pode afirmar, em contexto escolar, que a Terra é redonda, mas, fora desse ambiente, perceber o mundo como plano, com base na experiência concreta de se deslocar de carro, sem "curvas para cima ou para baixo". Esse tipo de raciocínio evidencia a importância de reconhecer, escutar e compreender o conhecimento que as crianças já possuem, antes mesmo da intervenção educativa. Como futuras professoras e educadoras, defendemos que é essencial antecipar essas ideias prévias e orientar as crianças no processo de (re)construção do conhecimento, de forma significativa e integrada com as suas experiências diárias

Document Type Book
Language Portuguese
Contributor(s) Sapientia; Gil, Francisco Baptista; Rocha, Rute; Fernandes, Catarina
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents