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Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro

Autor(es): Cruz,Ronny Anderson de Oliveira ; Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de ; Nascimento,Neyce de Matos ; Lima,Raquel Janyne de ; França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá ; Oliveira,Jacira dos Santos

Data: 2017

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Ensino; Currículo; Teoria da Complexidade


Descrição

RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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