Author(s): Garcia,Maria Alice Amorim ; Silva,Ana Laura Batista da
Date: 2011
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação Médica; Docentes de Medicina; Currículo; Ensino; Sistema Único de Saúde
Author(s): Garcia,Maria Alice Amorim ; Silva,Ana Laura Batista da
Date: 2011
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação Médica; Docentes de Medicina; Currículo; Ensino; Sistema Único de Saúde
A dificuldade em obter a adesão dos docentes de Medicina às reformas curriculares e pesquisas cor-relatas tem sido recorrente e explicada pela não profissionalização da função docente; complexidade e diversidade de atividades e cenários que caracterizam o ensino médico; vínculo precário com as instituições e dedicação parcial às escolas; insegurança; corporativismo e resistências a mudanças. Esta pesquisa objetivou descrever o perfil dos docentes e analisar suas expectativas quanto à formação médica e sua participação no planejamento pedagógico, visando estimular a reorientação curricular, promovendo o ensino "no e para" o Sistema Único de Saúde (SUS). Os docentes observam que aspectos organizacionais e gerenciais da universidade impedem o envolvimento pessoal no Projeto Pedagógico. Por outro lado, reconhecem a necessidade de mudanças no ensino e manifestam interesse pela docência no nível superior. É preciso exercitar a reflexão sobre a prática, para que esta possa ser uma referência para a interpelação e transformação das formas tradicionais de conceber o ensino em saúde.