Detalhes do Documento

Padrão alimentar, asma e sibilo atópico e não atópico em crianças e adolescentes: estudo SCAALA, Salvador, Bahia, Brasil

Autor(es): D'Innocenzo,Silvana ; Matos,Sheila M. A. ; Prado,Matildes S. ; Santos,Carlos A. S. T. ; Assis,Ana M. O. ; Cruz,Alvaro A. ; Marchioni,Dirce M. L. ; Rodrigues,Laura C. ; Barreto,Maurício L.

Data: 2014

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Comportamento Alimentar; Asma; Sons Respiratórios


Descrição

Avaliou-se, em estudo transversal, a influência do padrão alimentar sobre a ocorrência de sibilo e asma atópica e não atópica em 1.168 crianças e adolescentes em Salvador, Bahia, Brasil. Sibilo e sintomas de asma nos últimos 12 meses foram obtidos por meio do questionário ISAAC. Atopia foi definida pela presença de IgE específica a aerolérgenos. Questionário de frequência alimentar foi usado para definir padrões alimentares. Empregou-se regressões logística e logística politômica multivariadas. O consumo de pescados reduziu a ocorrência de sibilo em 27% (IC95%: 0,56-0,94) e asma em 37% (IC95%: 0,47-0,83); asma não atópica em 51% (IC95%: 0,31-0,79) e sibilo não atópico em 38% (IC95%: 0,46-0,83). O maior tercil do padrão alimentar reduziu o sibilo em 27% (IC95%: 0,57-0,95), sibilo atópico em 46% (IC95%: 0,30-0,98), asma em 36% (IC95%: 0,49-0,83) e asma atópica em 50% (IC95%: 0,28-0,89). O consumo de pescados pode conferir efeito protetor para sibilo e asma não atópica e o padrão alimentar para sibilo e asma atópica.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.