Author(s): Santos,António J. ; Monteiro,Ligia ; Sousa,Tânia ; Fernandes,Carla ; Torres,Nuno ; Vaughn,Brian
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Reduzido envolvimento social; pré-escolar; ajustamento psicossocial
Author(s): Santos,António J. ; Monteiro,Ligia ; Sousa,Tânia ; Fernandes,Carla ; Torres,Nuno ; Vaughn,Brian
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Reduzido envolvimento social; pré-escolar; ajustamento psicossocial
O reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, também, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.