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Pessoa com deficiência física e sensorial: percepção de alunos da graduação em enfermagem

Autor(es): Rebouças,Cristiana Brasil de Almeida ; Cezario,Kariane Gomes ; Oliveira,Paula Marciana Pinheiro de ; Pagliuca,Lorita Marlena Freitag

Data: 2011

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Educação em enfermagem; Pessoas com deficiência; Enfermagem


Descrição

OBJETIVO: Descrever a percepção de acadêmicos de enfermagem antes e após a ministração da disciplina optativa - Pessoa com deficiência física e sensorial: abordagem e tendências na enfermagem. MÉTODOS: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de questionário aplicado em três períodos: 2007.2; 2008.2 e 2009.1. Participaram do estudo 96 alunos que descreveram suas percepções em relação à disciplina supracitada nesse instrumento de coleta de dados. RESULTADOS: A idade desse grupo de alunos situou-se entre 17 e 37 anos e encontravam-se matriculados no 1º, 2º e 5º semestres letivos. As respostas foram agrupadas em cinco categorias: Comunicação e relacionamento com pessoas com deficiência; Relevância da disciplina; Crescimento proporcionado; Capacitação de profissionais, e Pontos positivos / negativos e sugestões. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a disciplina contribuiu na formação dos alunos ao capacitar futuros profissionais de enfermagem para o cuidado às pessoas com deficiência.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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