Author(s): Machado,Maria Isabel ; Andrade,Ana ; Albuquerque,Carlos
Date: 2021
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): estudantes; atividade física; rendimento escolar
Author(s): Machado,Maria Isabel ; Andrade,Ana ; Albuquerque,Carlos
Date: 2021
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): estudantes; atividade física; rendimento escolar
Resumo Introdução: Os estudantes do ensino superior que participam em atividades físicas regulares tendem a demonstrar melhores atributos, como aumento da atividade cerebral, melhores níveis de concentração e de energia, o que pode dar maior suporte ao desenvolvimento cognitivo. Objetivo: Analisar a relação entre a atividade física e o rendimento escolar nos estudantes do ensino superior. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura. A seleção de artigos, com data de publicação entre 2015-2020, foi feita em plataformas informáticas, nomeadamente: PubMed e B-On. Na análise dos estudos tiveram-se em consideração os critérios de inclusão definidos. Resultados: A análise dos artigos que constituíram o corpus de análise desta revisão integrativa da literatura (n=3) indica unanimidade quanto ao facto de haver relação entre a prática de atividade física e o rendimento escolar de estudantes do ensino superior. Ficou confirmada a existência de uma associação significativa entre o nível de atividade física moderada e vigorosa e um melhor desempenho académico, comparativamente aos estudantes com níveis mais elevados de inatividade física. Conclusão: Os resultados sugerem que se estimule a prática de atividade física em estudantes do ensino superior, por potenciar um melhor rendimento escolar e consequentemente facilitar o desenvolvimento das suas competências sensoriais, motoras, cognitivas e emocionais.