Author(s): Duarte,Hugo Miguel Santos ; Dixe,Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
Date: 2021
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): conhecimento; educação em enfermagem; estudantes de enfermagem; reanimação cardiopulmonar
Author(s): Duarte,Hugo Miguel Santos ; Dixe,Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
Date: 2021
Origin: SciELO Portugal
Subject(s): conhecimento; educação em enfermagem; estudantes de enfermagem; reanimação cardiopulmonar
Resumo Enquadramento: Os conhecimentos sobre suporte básico de vida (SBV) em estudantes de enfermagem requerem competências técnicas (compressões e ventilações), mas também competências não técnicas (julgamento clínico e tomada de decisão). Objetivos: Avaliar as características sociodemográficas e académicas dos estudantes de enfermagem; avaliar os conhecimentos teóricos sobre SBV dos estudantes de enfermagem e relacionar as características sociodemográficas e académicas dos estudantes de enfermagem, com os seus conhecimentos teóricos sobre SBV. Metodologia: Estudo observacional, descritivo e correlacional, onde participaram 496 estudantes, selecionados através de uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência em duas escolas do centro de Portugal. Resultados: Os estudantes evidenciam um bom nível de conhecimentos sobre SBV com uma média de 30,93 ± 2,29, numa escala de 0 a 37 pontos. Destacam-se muito bons conhecimentos sobre as condições de segurança, assim como das componentes técnicas de avaliação da via aérea, das compressões torácicas e ventilações. O nível de conhecimentos está relacionado com a idade, ano de licenciatura e experiência prática de SBV. Conclusão: Os estudantes apresentam um bom nível de conhecimentos sobre SBV.