Autor(es):
Silva,Luiz Anildo Anacleto da ; Schmidt,Sandra Marcia Soares ; Noal,Helena Carolina ; Signor,Eduarda ; Gomes,Iris Elizabete Messa
Data: 2016
Origem: Oasisbr
Assunto(s): enfermagem; educação permanente em saúde; avaliação; processo de trabalho
Descrição
Resumo O objetivo do estudo foi conhecer as mudanças ocorridas no processo de trabalho decorrentes da educação permanente em saúde. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os entrevistados foram enfermeiros atuantes em serviços de saúde correspondentes a cinco unidades básicas de saúde e cinco hospitais de dez cidades do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 2011 e 2012. Os resultados indicaram que o conhecimento dos sujeitos da pesquisa em relação à educação permanente era limitado e, de maneira geral, desconheciam-se as formas de avaliação das ações educativas. Conclui-se que a educação no trabalho, no segmento pesquisado, era desenvolvida de forma compartimentada, pontual e assistemática, e que a avaliação das ações educativas não contribuía para o aperfeiçoamento do processo educativo.