Detalhes do Documento

Dimensões da internacionalização das empresas: proposta de uma nova dimensão através de estudo de caso

Autor(es): Carrasqueira, Helder Brito ; Baleiro, Rita Rodrigues ; Carrasqueira, Margarida Cotrim

Data: 2021

Origem: Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting

Assunto(s): Dimensões; internacionalização; hotelaria.


Descrição

O artigo procura demonstrar que é corrente caracterizar o processo de internacionalização das empresas, nomeadamente na fase inicial (curto-prazo), através da formulação “clássica” das dimensões de internacionalização. Porém, é na extensão do modelo às fases posteriores (nomeadamente no longo-prazo) que é verdadeiramente possível verificar se a empresa consegue consolidar-se no mercado exterior e ter sucesso.No seguimento, propomos uma nova dimensão de análise que designamos de “Após” no sentido de melhorar o poder de análise do modelo; centramo-nos no percurso de um grupo hoteleiro e nos fatores críticos que podem ser apontados como estando na base da sua afirmação no mercado de forma perene, como exemplo demostrativo.Usamos a metodologia de estudo de caso e análise de conteúdo, com triangulação das fontes de informação;Pensamos que esta linha de investigação é relevante para a informação das empresas que pretendem desenvolver processos de internacionalização.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Inglês
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.