Detalhes do Documento

Reflexo: Ferramenta Pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comuniddaes ciganas

Autor(es): Carreira, Rosa ; Correia, Teresa ; Alves, Marta ; Branco, M. ; Sá, Sónia de ; Melchior, Sílvia ; Gonçalves, Bruno ; Rojão, Graça

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/7658

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Educação Inclusiva; Educação Intercultural


Descrição

Os estereótipos, e consequente discriminação da comunidade cigana, são uma realidade que se mantém nos dias de hoje. Os obstáculos observados ao longo do processo de integração desta comunidade na cultura maioritária refletem-se particularmente no elevado abandono e insucesso escolares. Foi com base na constatação destes problemas que surgiu o Projeto Reflexo - Imagens Positivas que, numa perspetiva de educação intercultural, tem como objetivo colocar a comunidade cigana e não cigana a refletir sobre os seus valores e tradições, no sentido de potenciar o diálogo e um maior conhecimento e aceitação mútuos. Pretende-se, deste modo, através de uma escola mais inclusiva, empoderar jovens da comunidade cigana, levando a que reflitam sobre o que é valioso na sua cultura e de que forma se podem inserir na cultura maioritária sem perder a sua matriz própria. A escola aparece assim como instrumento de uma política emancipadora e espaço da educação política das novas gerações, procurando através da diferenciação e do multiculturalismo curricular promover uma maior justiça e equidade. Em suma, através da conceção, experimentação e edição de um recurso com atividades pedagógicas a ser utilizado nas escolas e envolvendo ativamente, neste processo, alunos e alunas, professores e professoras e ainda encarregados e encarregadas de educação, pretende-se contribuir para: – a permanência das crianças ciganas na Escola para além do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, combatendo, assim, o abandono escolar nesta população; – o respeito de toda a Escola em relação à comunidade cigana, através da valorização das diferenças culturais e promoção de uma cultura de não discriminação no contexto escolar (ou seja, uma Escola inclusiva).

Tipo de Documento Livro
Idioma Português
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados