Autor(es): Porto, Fernanda Maria Aragão Ximenes ; Santos, Pedro Henrique Carvalho ; Lima, Dayane Ellen Rebouças ; Girão, Virgínia Cláudia Carneiro
Data: 2017
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Estágio; Docência; Morfologia
Autor(es): Porto, Fernanda Maria Aragão Ximenes ; Santos, Pedro Henrique Carvalho ; Lima, Dayane Ellen Rebouças ; Girão, Virgínia Cláudia Carneiro
Data: 2017
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Estágio; Docência; Morfologia
A profissão docente requer uma sólida formação, não apenas na abordagem científica de sua área de atuação, mas também nos aspectos inerentes à sua didática e ao encaminhamento dos diferentes saberes que caracterizam a docência no ensino superior. Normalmente a formação pedagógica do professor, nos programas de pós-graduação stricto sensu, prioriza disciplinas e atividades voltadas à pesquisa. Dessa forma, acredita-se que o processo de formação de professores demanda uma crescente integração entre teoria e prática e o envolvimento com o estágio a docência consiste em uma forma eficaz e efetiva de se promover a prática do ensino por parte dos pós-graduandos. Portanto, o objetivo desse trabalho é reconhecer as contribuições da Etapa do Estágio em Docência como momento de formação pedagógica, por proporcionar essa aproximação com a realidade da sala de aula na graduação. Esta pesquisa, dotada de natureza qualitativa, utilizou-se de um questionário aplicado aos alunos de Mestrado e Doutorado que cursaram a disciplina de Estágio a Docência do Programa de Ciências Morfofuncionais da UFC. Por meio da percepção dos próprios interessados, os pós-graduandos, são ressaltadas as contribuições e conclusões sobre a experiência do Estágio a Docência. Concluimos que o Estágio em Docência constitui um momento importante da formação docente dos pós-graduandos por proporcionar condições de aprendizagem e múltiplas possibilidades. Reconhecemos que a aproximação com as práticas dos professores orientadores e o contato com o cotidiano da sala de aula representam indiscutivelmente uma boa oportunidade para que o pós-graduando possa refletir acerca da atuação docente.