Author(s): Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira ; Silva, Francisco José Pereira da ; Pontes, Mércia de Oliveira ; França, Tânia Maria de Sousa ; Leitão, Vânia Alexandrino
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Movimento grevista; Ensino superior
Author(s): Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira ; Silva, Francisco José Pereira da ; Pontes, Mércia de Oliveira ; França, Tânia Maria de Sousa ; Leitão, Vânia Alexandrino
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Movimento grevista; Ensino superior
Refletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...]