Autor(es): Betty, Christine Barbosa ; Gomes, Simone da Cunha ; Catrib, Ana Maria Fontenelle
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Áreas do saber; Instituições do ensino; Práticas docentes
Autor(es): Betty, Christine Barbosa ; Gomes, Simone da Cunha ; Catrib, Ana Maria Fontenelle
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Áreas do saber; Instituições do ensino; Práticas docentes
Preocupações com a organização e transmissão dos conhecimentos das diversas áreas do saber, são comuns as instituições de ensino ao orientarem seus professores no sentido de pautar o desenvolvimento da disciplina sobre sua responsabilidade em um projeto de ensino, que deve ser coerente com o projeto pedagógico institucional, haja vista que sua missão deve estar contida nas práticas pedagógicas docentes. Embora se ressalte a importância de um ensino estruturado, onde seus elementos, tais como objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação devem ser determinados em função do projeto pedagógico e da missão dos cursos, a finalidade desse estudo não é somente realizar uma investigação restrita a didática do ensino superior, mas acima de tudo, averiguar e compreender os construtos que compõem as práticas educativas mencionadas, assim como as características do ensino da didática e sua íntima conexão com a prática docente. Em relação a essa temática, Garrido (2002), propõe que os educadores devem refletir sobre a multidimensionalidade do ensinoaprendizagem, o qual deve ser construído a partir da articulação de três dimensões: a técnica, a humana e a política. [...]