Document details

Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE

Author(s): Leite, Raimundo Hélio ; Maia, José Leudo

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Sistema educacional brasileiro; Exame de Admissão


Description

O sistema educacional brasileiro lança mão, ao longo do tempo, da criação de exames de passagem de um ciclo de estudo para outro, com a finalidade de enfrentar a demanda que cresce em proporção maior do que o número de vagas. Foi assim instituído o célebre “exame de admissão”, para ingresso no antigo ginasial, denominado atualmente Ensino Fundamental. Os vestibulares, antigos “exames vagos” em uso desde 1911, se insere nessa perspectiva, como um conjunto de testes que visam a regulamentar o acesso à formação superior, dos alunos que terminam o Ensino Médio. Foi na década de 1960, quando a pressão por vagas no ensino superior cresceu de forma assustadora, que o vestibular assumiu papel de relevância no cenário educacional brasileiro. Desde então, ficou no meio do caminho entre o ensino médio e o ensino superior e se constituiu, até tempos recentes, num dos poucos mecanismos de seleção para ingresso nas universidades brasileiras. [ ...]

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents