Detalhes do Documento

Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE

Autor(es): Leite, Raimundo Hélio ; Maia, José Leudo

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Sistema educacional brasileiro; Exame de Admissão


Descrição

O sistema educacional brasileiro lança mão, ao longo do tempo, da criação de exames de passagem de um ciclo de estudo para outro, com a finalidade de enfrentar a demanda que cresce em proporção maior do que o número de vagas. Foi assim instituído o célebre “exame de admissão”, para ingresso no antigo ginasial, denominado atualmente Ensino Fundamental. Os vestibulares, antigos “exames vagos” em uso desde 1911, se insere nessa perspectiva, como um conjunto de testes que visam a regulamentar o acesso à formação superior, dos alunos que terminam o Ensino Médio. Foi na década de 1960, quando a pressão por vagas no ensino superior cresceu de forma assustadora, que o vestibular assumiu papel de relevância no cenário educacional brasileiro. Desde então, ficou no meio do caminho entre o ensino médio e o ensino superior e se constituiu, até tempos recentes, num dos poucos mecanismos de seleção para ingresso nas universidades brasileiras. [ ...]

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.