Autor(es): Moura, João Batista Vianey Silveira ; Lopes Júnior, Marcelo Mansueto ; Catrib, Ana Maria Fontenelle
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação da aprendizagem; Práticas educacionais
Autor(es): Moura, João Batista Vianey Silveira ; Lopes Júnior, Marcelo Mansueto ; Catrib, Ana Maria Fontenelle
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Avaliação da aprendizagem; Práticas educacionais
Refletir sobre a avaliação é uma tarefa de extrema complexidade. Ao tomarmos como referência à forma como a avaliação é realizada nas instituições educacionais, percebemos a multiplicidade de formas, conceitos, propósitos e práticas assumidas pela avaliação. Na prática da maioria dos professores e alunos, a avaliação tem sido utilizada de forma arbitrária, não passando de situações que envolvam exames e provas. Para muitos professores ela é considerada um instrumento que representa o controle sobre o que é ensinado e sobre a própria disciplina do aluno. Para uma boa parcela dos alunos, a avaliação, tida aqui como exame, representa o acerto de contas. Partindo destas indicações, podemos iniciar nossa abordagem com os seguintes questionamentos: qual o significado da avaliação de aprendizagem na prática educativa? Temos praticado a avaliação ou o exame? Por que e para que avaliamos? Como construir a avaliação no sentido de torná-la mais viável e construtiva, como afirma Luckesi? Que concepções os alunos tem da avaliação? Apresentaremos ao longo deste artigo algumas reflexões e indicações que nos permitirão compreender as concepções de avaliação. Não temos a pretensão de desenvolver um receituário sobre uma determinada prática avaliativa, mas ajudar a construir argumentos de uma prática avaliativa que seja. [...]